PPP


Projeto Político Pedagógico
2012
“Cuidar do ambiente, preservar a vida”



Diretor: Valéria Regina Camargo Gonçalves
Diretor Adjunto: Lina Lúcia de Lima Peixoto
Coordenadora Pedagógica: Alessandra Penha Ragno Vieira Souto Maior




 1-      Sobre o Projeto Político Pedagógico
A Terra é nosso lar comum, e criar um mundo sustentável para nossas crianças e para futuras gerações é uma tarefa de todos nós.”    Fritjof Capra
Nosso projeto político pedagógico tem como título “Qualidade de Vida” e tem sido a coluna mestra de todas as ações desta U.E. desde 2004. Visa melhorar a qualidade de vida de nossos alunos através da educação propondo novas alternativas pedagógicas, onde o conhecimento torna-se uma das possibilidades humanas de desenvolvimento que terá reflexos na vida em sociedade. Todas as atividades propostas serão planejadas numa abordagem sócio-interacionista em que as adaptações acontecem visando às necessidades específicas dos alunos. Neste ambiente de construção de conhecimentos todos se beneficiam e aprendem a valorizar e respeitar a vida.

2-      Tema 2012
 “Uma coisa feita contra a natureza é uma coisa feita contra a vida”, Autor desconhecido
“CUIDANDO DO AMBIENTE, PRESERVANDO A VIDA DA GENTE”
A forma através da qual uma sociedade lida com as questões ambientais é determinada pela cultura e como entende o consumo desses recursos.  A educação ambiental não é importante não só pelos conhecimentos que trabalha com os alunos, mas, sobretudo, por fundamentar mudanças de comportamento e atitudes futuras em relação ao ambiente.

Após análise do ano de 2011, desenvolveremos o projeto “Cuidar do Ambiente, Preservar a Vida”, que enfoca o respeito e a preservação, como também a conscientização de valores, em busca de um mundo mais justo, harmônico e  ético caminhando para o equilíbrio do planeta. Os assuntos serão divididos em subprojetos interligados por um só tema sem perder de vista o objetivo maior do nosso PPP.
3-      Objetivo Geral
Ampliar conhecimentos, desenvolver atitudes que perpassem pelas regras gerais de convivência, conscientização da responsabilidade de cada um por uma vida de qualidade. Os alunos serão desafiados a posicionarem-se de forma crítica e construtiva, sobre as relações com o ambiente onde estão inseridos, desenvolvendo habilidades, resguardando sua dignidade e igualdade de direitos, estimulando a solidariedade, o respeito ao outro, recusando qualquer tipo de exclusão.
O respeito às diferenças é vista como fator imprescindível para as interações em sala de aula. Cada aluno tem um tempo para aprender, um comportamento, uma reação, uma história de vida, uma família e seus valores, o que possibilitará a troca de conhecimentos, uma nova visão de mundo, ajuda, confronto e ampliação da capacidade individual o que vale também para o professor.

4-      Objetivo especifico
Desenvolver a consciência ecológica mostrando que os alunos são capazes de ajudar a mudar esse panorama do nosso planeta, tendo como principal ferramenta a autonomia, hábitos de zelo, a interação e troca com o ambiente em que vive.
O desenvolvimento deste projeto possibilitará durante o ano a conscientização da necessidade de se preocupar com a qualidade de vida, articulando as diferentes áreas e o confronto com o mundo real, para que os conhecimentos possam ser apropriados de forma agradável e interessante.

5-      Estratégias
Utilizaremos os recursos disponíveis, proporcionando uma atitude responsável e comprometida em relação às questões trabalhadas, além de conscientizar para busca de soluções. Entre estes recursos podemos relacionar a seleção de reportagens, filmes, músicas, histórias, documentários, quadrinhos, danças, apreciação de obras de pintores e outros artistas, obras literárias e musicais, excursões, entrevistas, passeios a comunidade e outras, na intenção de difundir acontecimentos e noticias do dia a dia, além da valorização do que for trazido pelos alunos.
Para execução desta proposta serão utilizados vários recursos, respeitando as possibilidades de cada turma, como: pasta para colecionar pesquisa, trabalhos de escrita e atividades de artes, blocões para textos e atividades em grupo, cartões com palavras, encartes, fotos, coisas, significativas de cada aluno, letras de músicas, receitas, consultas a jornais, excursões pela comunidade, passeios, oficinas, educação física, brinquedos, jogos, livros, TV, vídeos, DVD, computador, etc.
Todos da escola estarão envolvidos no projeto, pais, alunos e toda equipe.
Para o desenvolvimento de cada subprojeto serão consultados os cadernos de orientações curriculares para todos os anos (da educação infantil ao 9º ano) por cada professor para sua turma.

6-      Organização
 O projeto Cuidar do Ambiente, Preservar a vida se desenvolverá durante todo o ano de 2012, distribuídos em subprojetos.
Cada tema sugere questionamentos que servirão de ponto de partida, de sensibilização para o subprojeto. Cada proposta será lançada através de conversa, blocão, livro, vídeo, desenho, etc. Através destes temas os conteúdos serão trabalhados de forma interdisciplinar, escolhidos de acordo com a turma. As opiniões dos alunos (oral, escrita ou plástica) deverão ser discutidas e registradas.
7-      Subprojetos
Unidade I Fevereiro e  Março)
Boas vindas – A vida da gente

 Unidade II (Abril – Maio - Junho)
Cuidando do meio ambiente

 Unidade III (Julho – Agosto - Setembro)
Preservando a vida
.
 Unidade IV (Outubro – Novembro - Dezembro)   
Cidadão semeador da paz.

 8-      Planejamento
O planejamento das atividades de cada subprojeto será feito por toda sua equipe em encontros nos centros de estudo. Os suportes teóricos bem como as oficinas acontecerão ao longo do ano nos centros de estudo. Troca de experiências e estudos de caso para planejamento de adaptações para os alunos ocorrerão sempre que se fizer necessário.

9-      Avaliação
Analises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico para elaboração e re-elaboração do planejamento. Avaliação de todo o processo nos conselhos de classe. Observações e registros sistemáticos. Reuniões após os COCs repassando as observações e ouvindo a família sobre como poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento.

 10-  Anexos
Sempre que possível cada professor (a) receberá sugestões de atividades, livros, vídeos, DVDs, jogos, etc. e uma proposta de calendário para que possa junto à equipe elaborar seu planejamento. Cada professor (a) fará suas adaptações e acrescentará ou modificará a proposta de acordo com a demanda da turma e sua criatividade.

11-  Bibliografia
 _ Parâmetros Curriculares Nacionais – Ministério da Educação, Brasília, 1999.
_Multieducação – Núcleo Curricular Básico, Rio de Janeiro, 1996.
- Revista Nós da Escola – “Preocupação com o futuro” – MultiRio N.56/2008
_Cadernos de Orientações Curriculares - 2010
_Rego, Teresa Cristina, Vygotsky, Uma Perspectiva Histórico Cultural da Educação, Petrópolis, RJ – Vozes, 1995.
_Projeto Pedagógico – “Qualidade de Vida”, E.M Joaquim Ribeiro, 2009.
_Outras fontes – Consulta à internet, livros e apostilas (pertencentes à coordenadora) 

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