quinta-feira, 3 de julho de 2014

COPINHA DA JOAQUIM RIBEIRO



No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.A escola Joaquim Ribeiro aproveitando a motivação da copa do mundo desenvolveu com seus alunos diversos projetos explorando principalmente o tema transversal Pluralidade Cultural. O projeto Copinha JR foi promovido pela equipe de Educação Física liderada pela professora Adriana, auxiliada pelas professoras Kássia e Isabel. O projeto contou com a participação conjunta de diversas turmas e permitiu aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações utilizando diversos recursos como as publicações nos jornais, revistas, internet , livros de história, mapas, vídeos, etc.


Nas veias dos brasileiros corre o sangue da paixão por futebol e isso pode causar comoção nacional com a realização da Copa do Mundo em nosso território, por isso é necessário desenvolver este projeto, buscando compreender e desvendar como ele ajuda a explicar nossa identidade como nação, o significado da realização deste evento aqui no Brasil, que envolve sentimentos, críticas, mudanças na estrutura das cidades e estádios que sediarão os jogos da copa, assim como as possibilidades econômicas com esse advento. Aproveitando esse acontecimento para enriquecer e dar mais sentido às aulas, as crianças aprenderam um pouco sobre a cultura dos diferentes países participantes do mundial.















Na culminância do projeto as crianças dos anos iniciais participaram de uma competição na quadra. As turmas foram divididas em grupos representando diversos países que participaram ou estão participando do mundial. 


 





 As turmas do 5º ano apresentaram uma linda coreografia no auditório para toda a escola.










A escola inteira foi decorada com adereços e símbolos que se referem à Copa do Mundo de Futebol, incluindo o Fuleco, mascote do evento. Os outros símbolos de copas anteriores foram lembrados.





Este projeto gerou um trabalho interdisciplinar e excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las, repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo. As aulas sobre o tema puderam também envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre . Serviu também para desenvolver em aula discussões  sobre as causas da violência nos estádios entre jogadores e torcidas e sugestões de como solucionar esse grave problema social. E o principal, fazer com que os alunos entendam que o principal não é ganhar, mas participar e temos que aceitar até a  derrota e dela extrairmos novas estratégias.
  
O tema da copa permitiu a abordagem de princípios sobre Ética e cidadania e  Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira). O tema é produtivo também em relação à pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. Entre as turmas maiores temas como racismo, preconceito e discriminação foram abordados e discutidos formando  conceitos e opiniões a partir de fatos que estão ocorrendo durante o evento da copa do mundo. O tema serviu também para desenvolver diversos objetivos: Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas, identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de diversos países,  conhecer a história das copas, identificar alguns países e os dias que jogam.


 A Educação Física faz ligação direta com o torneio. As professoras enriqueceram a vivência dos alunos explicando regras, técnicas e jogadas para que eles ele apreciassem melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola. O tema também foi ótimo para motivar os alunos a conhecer melhor os símbolos da nossa pátria, o significado dos símbolos da nossa bandeira tão exposta em tempos de copa e o Hino Nacional, sua letra, a organização da fila e posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as ideias com mais clareza e confiança e deste modo é ótimo para a construção de diversas produções textuais. Nas turmas de ensino fundamental as crianças organizaram listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa, observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil. Aproveitando o tema foi desenvolvido em sala de aula  a leitura de noticiários diários e textos jornalísticos.
O tema também é riquíssimo para as aulas de matemática, pois oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, pois são muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos. Serviu também para formular problemas com dados de outras copas,  quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra hexa (bem como penta, tetra, tri, bi-campeão). Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, quantidade de jogadores num jogo de futebol, agenda da copa e análise do placar dos jogos do Brasil e informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas.


 Em história e geografia, muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. A Copa também dá sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. A ocasião também pode ser aproveitada para explicar a dinâmica do sistema capitalista ( a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias). O tema também permite reforçar o espírito patriótico e  a discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando porque  ele não se mantém vivo em outros momentos. Mãos de obra temporária que surge em razão da copa, o respeito às demais seleções, curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa (usos e costumes) e as bandeiras dos países que estão sediando a Copa foram temas de diferentes disciplinas. Nas aulas de ciências foram desenvolvidos temas sobre a saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, a necessidade de repouso, de uma boa alimentação para os jogadores e desenvolver a consciência de que o fumo e o álcool são incompatíveis com a prática de esportes. 



A escola Joaquim Ribeiro está de parabéns pelo projeto e torce para o sucesso a nossa seleção!

Um comentário:

  1. Gostei desse blog , e gostaria de saber se vocês tem como me enviar a letra e música do hino da escola Joaquim Ribeiro, estou ensaiando umas músicas para tocar e cantar no final do ano só que não estou conseguindo encontrar a letra e música do hino. Desde já meus sinceros agradecimentos.
    Att. Nancy de O. Glese.

    ResponderExcluir