sábado, 16 de novembro de 2013

Ler e inspirar é nossa missão


Nossa escola foi contemplada com uma doação maravilhosa de 100 livros do projeto " Leia para uma criança" do Banco Itaú, livros da Biblioteca Itaú Criança, doados pela funcionária Maria de Fátima dos Santos, através de seus familiares funcionários do banco (irmã e filha Bárbara). Agradecemos a nossa funcionária da escola pelo seu grande exemplo de valorização da leitura ao doar este tesouro para a escola obtidos através do lindo projeto do Itaú: Leia para uma criança. Com isto está provado de que todos devem e podem participar do processo educativo, seja uma instituição, ou alguém da comunidade, esta missão não está limitada ao professor. 


A doação foi recebida com muita alegria pela profª Anna Paula da Sala de Leitura e pela profª Marcela Horta ( EI 20 e 1302) para fazer parte do acervo da sala de leitura da escola. 



Os livros terão um bom proveito para que nossos alunos possam desfrutar do prazer de ler e ouvir lindas histórias. Este projeto do Banco Itaú é uma iniciativa maravilhosa por sua contribuição para a educação e para o futuro de nossas crianças. 



A descrição abaixo foi tirada do próprio site do projeto e explica muito bem como ele funciona, seu objetivo e os resultados que podem ser obtidos.



Sua missão: ler e inspirar.
O Banco Itaú tem vários projetos sociais e um deles é para estimular a leitura entre as crianças. Todos os anos, o banco disponibiliza kits de livros infantis que podem ser solicitados no site do banco. Ler para uma criança é um gesto simples e muito importante. Por meio dele, contribuímos para a educação, a cultura e o lazer das crianças e ajudamos a mudar para melhor o futuro do Brasil. Para cuidar do presente e do futuro das crianças, dependemos de um importante personagem: VOCÊ. Portanto, leia para uma criança e incentive outros adultos a fazerem o mesmo. É por intermédio do adulto que a criança é introduzida no universo da linguagem escrita, tão importante para a sua formação crítica e seu desenvolvimento. Ler para uma criança contribui para sua educação e bem-estar. Esta é uma responsabilidade de todos nós. E pode acreditar: ler para uma criança é um ato capaz de provocar efeitos transformadores para a vida delas e a nossa. Quando você lê para uma criança, além de aproveitar bons momentos, contribui para sua educação e seu desenvolvimento integral:
·          Histórias podem mudar a história de uma criança. Crianças que ouvem a leitura de histórias e poesias aprendem melhor, desenvolvem sua percepção do mundo, a capacidade de se expressar e se comunicar com os outros.


·          Ler para uma criança contribui para a garantia de seus direitos.Quando um adulto lê para uma criança, oferece a ela o acesso à cultura, ao lazer e à educação. Além disso, a leitura aproxima o adulto e a criança, transmite-lhe acolhimento e segurança, fortalecendo seu vínculo afetivo.
·          As crianças de hoje educarão outras crianças amanhã. São 16 milhões de crianças e adolescentes de 0 a 5 anos que definirão o futuro do país daqui a 30 anos. Por isso, são importantes os modelos em que se espelham na infância: adultos que se importam com elas, que lhes transmitem valores, que contribuem para sua educação.
·          Você pode ser um grande leitor. Aventure-se e leia. Ao ouvir sua leitura, a criança vai se familiarizando com a linguagem, construindo seu vocabulário e ampliando sua capacidade de compreender o mundo.

Participação da Turma 1402 na IV Mostra Regional-Projeto Ciência Hoje 2013

O trabalho desenvolvido para o projeto da Revista Ciência Hoje ficou tão bacana que a escola foi selecionada para apresentá-lo na 3ª CRE, na IV Mostra Regional do Projeto Ciência Hoje 2013. 

Este trabalho foi baseado no tema Vírus exibido nos exemplares 245 e 246 da Revista Ciência hoje para as Crianças. O trabalho foi intitulado pela turma 1402 “Vírus, cuidado! Eles estão sempre perto de você!” coordenado pela professora Regente de Sala de Leitura Anna Paula Carriço e sob a orientação, em sala de aula, da professora da turma Clarice e já foi exibido aqui no blog na edição anterior.

  
O ponto máximo foi a exibição de um vídeo feito com a participação dos alunos e ver o texto que eles criaram num banner feito pela Coordenadoria com as fotos dos alunos em atividade durante o projeto. 


Os alunos fizeram maquetes sobre o assunto reproduzindo doenças causadas por vírus, a sua estrutura básica e alguns tipos destes micro-organismos. 



Além das maquetes muito criativas e coloridas feitas com sucata e massa de modelar, eles levaram seus cartazes confeccionados em sala de aula. 


 As próprias crianças exibiam os trabalhos e falavam do assunto para o público desenvolvendo sua autonomia e autoestima por ver o seu trabalho valorizado e compartilhado. 




Além disto, eles também tiveram a oportunidade de ver os trabalhos das outras escolas sobre o projeto da Revista Ciência Hoje interagindo e aprendendo muitas coisas interessantes.





Parabéns a turma 1402 pelo trabalho feito, parabéns aos alunos que representaram a turma na CRE, parabéns a professora Clarice, a professora Anna Paula e a todos que participaram do projeto e também a revista Ciência Hoje pelo incentivo a despertar o conhecimento científico dos alunos.