quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ecologia em Ação na E.M. Joaquim Ribeiro


Os alunos do segundo segmento de nossa escola participaram de uma oficina promovida pelo programa sustentável Ecologia em Ação, projeto do Metrô Rio em parceria com a ONG Defensores da Terra que é desenvolvido sob a forma de oficinas e programas de educação ambiental nas escolas municipais de comunidades próximas ao entorno das estações. O projeto é pautado em três eixos de atuação: cultura, meio ambiente e educação e o principal tema abordado nas aulas é o reaproveitamento de materiais. São ministradas oficinas de sucata, artesanato, reciclagem, entre outras.



 A apresentação deste projeto aos professores que já foi divulgada aqui no blog na época teve tanta aceitação que a escola permitiu que ele fosse implantado com os nossos alunos. Os alunos do segundo segmento participaram de uma oficina de arte com sucata desenvolvida pelos agentes metroviários e participantes da ONG Defensores da Terra que coordenam o projeto.


Estas atividades de reutilização com a participação técnica do metrô Rio, foram realizadas na semana de 2/09 a 6/09 e foi um sucesso. Foram utilizados materiais como garrafas pet, jornais, papelão, sobras de papel colorido e outros tipos de sucata que com criatividade e muita consciência ecológica e de sustentabilidade foram se transformando em brinquedos, estojos, enfeites, objetos de artesanato, utilidades domésticas, etc.






  Os alunos que participaram das atividades aprenderam na prática formas simples de colaborar, tanto na escola como em casa, em prol do meio ambiente. A responsabilidade socioambiental é um dos valores defendidos pelo Metrô Rio, que busca com isto oferecer ações importantes para a qualidade de vida no Rio de Janeiro. A natureza agradece e tomara que o projeto inspire outras empresas a investirem em educação e sustentabilidade, uma parceira que tem tudo para melhorar a qualidade de vida do planeta e o futuro dos alunos.