terça-feira, 9 de julho de 2013

Musical A arca de Noé - Nossa homenagem ao "Poetinha"


No dia 9 de julho de 1980 perdemos nosso querido "Poetinha" Vinícius de Moraes que tanta contribuição ofereceu para nossa literatura e artes em geral. Nesta ano em outubro comemoraremos o centenário de Vinícius.Para homenagearmos este grande poeta a escola trabalhou com todas as turmas desde o mês passado a vasta obra deste grande ícone da literatura. Do 1º ao 4º ano foram utilizados os poemas da coletânea “A Arca de Noé” para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, utilizando-as como intervenções pedagógicas, seguidas de orientações didáticas e objetivos a serem alcançados.


Essa escolha foi devido à grande contribuição dessa coletânea que reúne poemas infantis com caráter lúdico. A obra deu aos professores a oportunidade de estimular a comunicação oral por meio dos poemas, habilitando a criança a expressar desejos, necessidades, vontades, atitudes e principalmente sentimentos utilizando-se de gestos (mímicas), permitindo através da leitura dos poemas a “brincadeira” com as palavras. O CD da obra serviu como material de apoio.









O primeiro segmento apresentou as músicas da coletânea de poesias infantis Arca de Noé, trabalhado pelas professoras em sala de aula e nas atividades extraclasse pela profª de Educação Física Adriana, profª de Música Kassia e professora de Sala de Leitura Anna Paula através de músicas, brincadeiras, vídeos e ensaios. As apresentações foram internas para alunos e professores da escola. As crianças embora não estivessem caracterizadas apresentaram uma linda coreografia e interpretaram as poesias de forma musical demonstrando entusiasmo e sabendo toda a letra na ponta da língua.






Na apresentação da poesia A Casa foram usados colchonetes coloridos simbolizando uma casa montada pelos alunos que foi desmontando conforme a música até parecer com a Casa muito engraçada de Vinícius.










Foram produzidos também diversos murais expondo as produções dos alunos com o tema deste projeto. 

 Mural do EI:

 Mural do 1º ano:


 Mural do 2º ano:

Mural do 4º ano: 



Mural geral (diversas produções):



O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento além de explorar brincadeiras construtivas. A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade.As contribuições do projeto A Arca de Noé sugerem para o professor significativas propostas de trabalho em sala de aula, permitindo que se envolva os alunos em situações de contínuas e significativas construções ao longo do desenvolvimento do projeto. O professor deve, através da leitura de histórias, instigar as crianças a exercitar a fantasia e a imaginação. Constatamos que através dessa coletânea os alunos internalizaram a importância da literatura em sua vida escolar e cotidiana, pois tiveram a oportunidade de vivenciar em seu dia-a-dia uma experiência com atividades lúdicas que irá contribuir nas suas próprias produções literárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário