quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Semana da Educação Infantil

A Semana Nacional da Educação Infantil, que se comemora na semana do dia 25 de agosto, instituída pela Presidente Dilma Roussef foi criada para prestar uma homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, falecida em um terremoto no Haiti em 2010.
O papel da educação infantil na formação e evolução da sociedade é fundamental. Não se pode conceber mais a educação infantil apenas com o papel de cuidar, mas de educar cuidando assegurando assim os direitos fundamentais das crianças desde a primeira infância preparando-as para o mundo de forma que se sintam seguras e protegidas. Investir na educação infantil é assegurar o retorno garantido na formação de uma sociedade melhor no futuro desde o presente.
A estimulação precoce de habilidades e competências das crianças contribui muito para o seu aprendizado e desenvolvimento. A criança estimulada de forma lúdica e através de projetos construídos respeitando a diversidade, os seus interesses e sua capacidade de construir e interferir no meio em que vive desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social.
Este aprendizado deve ser valorizado e o contato com os educadores integrado ao trabalho com suas famílias e a comunidade em geral garante a formação de cidadãos engajados, críticos e participativos com o desenvolvimento também da autonomia e de habilidades que lhes garantirão um aprendizado mais efetivo no futuro.

CULMINÂNCIA DA SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Na Escola Joaquim Ribeiro desenvolvemos atividades relacionadas ao Folclore e juntamente com a participação da família, proporcionando assim, momentos especiais e imprescindíveis para o desenvolvimento das crianças. O tema do Projeto foi Vivencias Folclóricas do Infantil.
Os trabalhos da nossa escola foram expostos na Exposição da 3ª CRE realizada no CIEP Coronel Sarmiento e fizeram muito sucesso.

A diretora Valéria Gonçalves  representou a escola juntamente com uma das professoras da Educação infantil a PEI Daniele, nossa professora do EI-21.



 A diretora adjunta Lina também se fez presente prestigiando o evento. 








Projeto Saúde nas Escolas

O programa Saúde nas Escolas no Município é um projeto da prefeitura que trabalha ações preventivas, integrando as redes de atenção primária, educação básica e assistência social através do Programa de Saúde da Família. O programa prevê o atendimento dos alunos por profissionais da saúde, que percorrem as escolas semanalmente.
O PROJETO SAÚDE NAS ESCOLAS objetiva dar assistência integral para 108 mil alunos da rede municipal, com equipes de profissionais de saúde que percorrem as unidades escolares da rede municipal. Este Projeto tem por objetivo garantir visitas regulares de equipes de saúde nas escolas para prestar:
-Orientação sobre prevenção de doenças, higiene e saúde e higiene bucal, forma correta de escovação, entrega de kits de saúde bucal, etc.



-Manter uma equipe fixa nas escolas para prestar um primeiro atendimento identificando alunos com necessidade de atenção à saúde e gerando um banco de dados sobre a saúde do corpo discente.
- Promover atividades de educação preventiva e de promoção da saúde com os alunos e a comunidade escolar;
-Encaminhar alunos à Rede Pública de saúde quando necessário.
Integrar ações das unidades municipais de saúde, de assistência social e educação.

A Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro atende à grande parcela da população carente, que não tem acesso à atenção integral à saúde (promoção da saúde, prevenção e assistência). Tal situação, além de afetar negativamente a qualidade de vida desses alunos, pode acabar por interferir em seu processo de aprendizagem. Para minimizar este problema os profissionais de saúde passam por diversas unidades escolares fazendo as seguintes atividades:
• Prestar primeiros socorros aos alunos;
• Identificar alunos que necessitem de exame médico;
• Realizar aferição da pressão arterial dos escolares, conforme preconizado no Caderno de Atenção Básica – Saúde na Escola, do Ministério da Saúde;
• Aferir dados antropométricos de peso e altura dos escolares, atualizando suas cadernetas de saúde;
• Realizar atividades de educação e saúde, de forma contínua e planejada com a comunidade escolar;
• Aferir dados antropométricos de peso e altura, avaliar o Índice de Massa Corporal - IMC dos alunos.
• Participar de campanhas preventivas de higiene bucal e prevenção de doenças.
• Rastrear focos de doenças específicas epidemiológicas, obedecendo e analisando a sua sazonalidade;
• Informar aos Coordenadores do Programa todas as dificuldades e deficiências encontradas;











Revivendo bons momentos-Dia das Mães

No mês de maio, este blog ainda não existia, por isto só agora estamos postando as comemorações do dia das mães em algumas turmas de nossa escola. Foram comemorações muito lindas com participação dos alunos onde ficaram expressos sentimentos de amor, valorização da família e da escola e vale a pena o registro. 

HOMENAGEM À PROFª LILIAN ROSE PELO DIA DAS MÃES
A turma da Aceleração resolveu comemorar o dia das mães homenageando sua profª querida, representando todas as mães afinal uma boa professora é uma segunda mãe! Os alunos confeccionaram cartazes, fizeram um cartão coletivo que foi lido com emoção pela profª, partilharam um lanche coletivo trazido com carinho para a festinha e fizeram lindos cartazes expressando o carinho que sentem pela professora.












A FESTA DO DIA DAS MÃES NO EI-21 COM A PROFª DANIELE

A festinha foi muito linda e teve a participação dos alunos junto com a profª na confecção das lembrancinhas e as crianças emocionaram suas mães e parentes e a todos que assistiram pela espontaneidade dos seus sentimentos com a simplicidade e beleza própria das crianças.

A decoração da festa combinou originalidade e criatividade e as lembrancinhas foram feitas pelas crianças com a ajuda da profª, crianças da educação infantil que provaram que tem talento de sobra!
   








As crianças fizeram lindas coreografias e cantaram com vontade para suas mães e família!






A emoção tomou conta de todos que assistiram a homenagem às mães!




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Culminância do dia do Folclore no EI-21


Tia Daniele trabalhou durante toda a semana com seus alunos sobre o folclore e no dia 23 fez na sala de aula uma culminância aberta aos responsáveis. Na porta todos foram recebidos com a simpatia da Profª e um lindo mural de boas vindas com ilustrações do folclore feitas pelas crianças pintadas à mão.



Os responsáveis compareceram em peso e até a diretora adjunta Lina estava lá prestigiando a festa!
Tia Daniele vestida à caráter reviu com seus alunos tudo o que eles aprenderam sobre o assunto numa breve explanação que contou com a participação das crianças.

Os pais compareceram e participaram ativamente do evento. A profª confeccionou com os pais um brinquedo popular do folclore. uma peteca feita com encartes de supermercado num exemplo de aproveitamento de material reciclado conjugando noções de sustentabilidade ao tema do folclore.



Depois foi a vez da apresentação das danças. A turma apresentou vários brinquedos cantados do folclore, com a participação dos alunos junto com a professora nas coreografias.



O ponto alto da festa foi um doce de milho em conserva feito pelos alunos que foi servido para todos e fez muito sucesso!

Produções sobre O Folclore