quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Deu Pulga na Sala de Leitura


A profª da Sala de Leitura, Ana Paula Carriço, desenvolveu com o EI uma atividade de formação de leitores a partir da contação de uma divertida história de um livro infantil. O livro escolhido foi A Pulga Filomena, de Neusa Lozano Peres, com ilustrações de Ana Terra. O livro faz uma deliciosa brincadeira com as palavras, sugerindo jogos de palavras com linguagem poética. A cada espirro da pulguinha, ela se confunde com seu próprio nome: Filomena, Lofimena, Menafilo ou Namelofi.

Com as ilustrações envolventes de Ana Terra e uma deliciosa brincadeira da autora com as palavras, este livro proporciona ao leitor momentos de deleite e humor. De forma lúdica as crianças percebem que as palavras são formadas por unidades que podem ser combinadas de várias formas e dar origem a novas palavras. Com uma história divertida e apropriada para a educação Infantil e séries iniciais, esta aula de leitura conduz a inúmeras possibilidades lúdicas a partir do anagrama e de construção do conhecimento: desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita, Identidade e Autonomia, Arte, pluralidade cultural e meio ambiente.

As crianças ouviam atentamente a historinha e se divertiam com as peripécias da Pulga Filomena.
Depois da historinha chegou a hora de cantar. Nada combinava melhor com a história da Pulga Filomena, do que a música A Pulga interpretada no musical A Arca de Noé.  Além de introduzir ou reforçar a idéia de sequência numérica, esta música serve para o desenvolvimento da expressão oral e a melodia serve para acalmar os ânimos.


 Acompanhem a tia Ana Paula: Um, dois, três, quatro, cinco, seis...


 Mas como falar de pulga e ficar parado? É hora do baile da pulga!

 No fechamento da aula foi a hora de desenvolver a criatividade, coordenação motora e senso artístico. As crianças fizeram com a professora fantoches de pulga de papel colados no palito de picolé. Ficou muito legal! A sala de leitura ficou cheia de pulgas,rs... Sorte que eram de papel!


Pra quem quiser aprender a musiquinha da Pulga:

A Pulga
(Musical – A Arca de Noé)

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais um pulinho
Estou na perna do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordidinha
Coitadinho do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia

Tchau
Good bye
Auf Wedersehen


3 comentários:

  1. Eu amei essa aula! As crianças também...e vocês?

    ResponderExcluir
  2. Que lindoooooo!...Eu amei mais ainda kk...Que feliz fiquei ao ver minha pulguinha alegrando a criançada...Muito obrigada Profª...Quero que recebam o meu forte abraço e desejo de SUCESSO...sempre...Com o meu carinho...Neusinha

    ResponderExcluir
  3. ADOREI ESSA DICA, FAREI COM MEUS ALUNOS. PROF FLAVIANI

    ResponderExcluir