sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Brincando eu aprendo e cresço!

A Importância do Lúdico na Educação Infantil


       O brincar representa um recurso eficaz para o desenvolvimento infantil além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno. O lúdico é um trabalho de ação pedagógica com enfoque no desenvolvimento e construção da linguagem, gesto, sons, imagens, fala e escrita, cuja prática pedagógica se apresente em forma de propostas de jogos e brincadeiras que permitam à criança tomar decisões, raciocinar rápido e ser criativa. Os jogos e brincadeiras são necessidades básicas da criança, essenciais para o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo.


      Tanto o jogo quanto a brincadeira podem ser trabalhados em um universo maior. É possível, através de jogos e brincadeiras, formar indivíduos com autonomia e espírito de iniciativa, motivados para muitos interesses e capazes de resolver eficazmente situações imprevistas. A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e de divertir ao mesmo tempo, desenvolve habilidades cognitivas, motoras, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros.

“Os jogos e as atividades lúdicas tornam-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato”. (PIAGET, 1973, p. 156).

Brincar é sinônimo de aprender, pois o brincar e o jogar geram um espaço para pensar, sendo que a criança avança no raciocínio, desenvolve o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, satisfaz desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividade.


As trocas de relação de uma criança com a outra são fundamentais para o crescimento como pessoa. Estes processos comunicativos, expressivos acontecem com trocas de relação, como a imitação entre elas, expressa seus desejos de participar e até de se diferenciar dos outros constituindo seu jeito próprio” (WALLON, 1945, p.218).

Vygotsky (1984, p. 64) afirma que, “brincar leva a criança a tornar-se mais flexível e a buscar alternativas de ação. Enquanto brinca, a criança concentra sua atenção na atividade em si e não em resultados e efeitos”. 
        Os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades fundamentais da infância, para isso, é importante que a escola dê condições adequadas visando a promover situações compatíveis com as necessidades apresentadas pelas crianças e oportunizando estimulação para seu desenvolvimento integral. Quando a criança brinca, explora, manuseia tudo aquilo que está em sua volta, através de esforços físicos e mentais e sem se sentir coagida pelo adulto e começa a ter sentimentos de liberdade e satisfação pelo que faz, dando atenção às atividades vivenciadas naquele instante que levam à construção de aprendizagens futuras. 


         A prof.ª Josete da turma EI-20 considera muito importante incluir o lúdico na prática pedagógica principalmente com a faixa etária de seus alunos e investe na qualidade deste recurso proporcionando a seus alunos atividades de convívio e desenvolvimento social, psíquico, motor e cognitivo através de jogos, brincadeiras e outras atividades recreativas.

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